A ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local pretende estimular junto da sua REDE novas formas de apoio à concretização de iniciativas de desenvolvimento local e de economia social através de mecanismos de financiamento colaborativo e, para tal, associou-se à Givetou.
De acordo com a sua missão, a ANIMAR pretende promover projetos e iniciativas de desenvolvimento local, que respondam a necessidades concretas das comunidades e que marquem a diferença nos seus territórios de intervenção.
Desafiada a sua Rede de associadas, a Associação Tempos Brilhantes e a ADRITEM - Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Santa Maria aderiram a este desafio. A Associação Tempos Brilhantes, com o projeto Fui à Tropa, pretende apoio para adquirir 1 máquina de costura apoiando diretamente pessoas em situação de desemprego ou com baixos rendimentos, a partir da oficina colaborativa Hivework Social na Chamusca. Por sua vez, a campanha de crowdfunding da ADRITEM tem por objetivo promover o artesanato tradicional, apoiando artesãos e artesãs da ROTA CRIATIVA na aquisição de matéria-prima.
A ANIMAR pretende, assim, estimular junto da sua Rede de entidades associadas perspetivas de financiamento distintas e complementares às tradicionais, bem como sensibilizar as comunidades locais para a importância do seu apoio a pequenas iniciativas locais que podem marcar a diferença na vida de pessoas em situação de maior vulnerabilidade.
Esta iniciativa enquadra-se no âmbito do projeto Capacitar para Agir em Rede II, financiado pelo PO ISE, Programa Operacional Inclusão Social e Emprego.