Breve e simples guia sobre o processo e os passos para planear um Crowdfunding:
1. Planear a campanha: Planear o calendário, a duração e outros detalhes da campanha. Plano para os recursos humanos, o que significaria escolher uma equipa com pessoas adequadas e entusiastas da sua organização e envolver também voluntários. Se é a sua primeira vez, certifique-se de pesquisar tudo o que precisa de saber sobre o financiamento via doadores. Deve também investigar o seu público-alvo, saber exactamente o que querem sem quaisquer pressupostos. Finalmente, defina os seus objectivos de angariação de fundos e produção e quaisquer outros objectivos necessários para manter o seu projecto em movimento dentro de uma linha temporal específica.
2. Decidir um tema: Escolha um tema que ressoe bem com a sua missão, visão e o objectivo central da sua organização. O tema deve ser cativante e atractivo para os doadores. Por exemplo, se o Dia da Mulher estiver próximo, uma organização que trabalha no empoderamento das mulheres pode explorar o potencial da oportunidade, uma vez que será oportuno e muito conteúdo já estará a flutuar entre redes; assim, também poupará algum esforço para tornar a sua causa conhecida.
3. Mapeamento e exploração da sua rede: A chave do sucesso de qualquer campanha de crowdfunding é o acesso à sua rede. A sua rede é o seu património líquido. Mapear a sua rede - trabalhar e classificá-la. Seja ele individual, empresarial, outro sem fins lucrativos, mapeie tudo, e classifique-o em termos de quem será o defensor ou embaixador da sua causa, quem pode simplesmente espalhar a palavra, e quem pode doar e obrigar outros a doar.
4. Trabalhe no seu plano de marketing e no seu discurso: Quando souber quem é o seu público-alvo e o que pretende, crie materiais de marketing impressos e na web de alta qualidade. Prepare o material de comunicação para cada grupo de uma forma direccionada e focalizada. Decida sobre os prazos para utilizar este conteúdo e o plataformas apropriadas. O seu discurso aos potenciais investidores representa a sua única oportunidade de os convencer a entregar o seu dinheiro às pessoas ou a uma causa que não conhecem. Passe o máximo de tempo possível no campo de jogo, recebendo conselhos e feedback onde quer que este esteja disponível. Olhe para os lançamentos bem sucedidos na sua plataforma de escolha e aprenda os filhos menores a partir destes exemplos. Os campos de financiamento de multidões mais bem sucedidos visam construir uma comunidade de apoiantes - trata-se de convencer os apoiantes de que estão a apoiar uma organização em que podem acreditar.
5. Acelerando os seus esforços: Partilhe a sua campanha nas redes sociais, com a família e amigos, em blogs e em qualquer outro lugar onde a possa divulgar. Quanto maior for o seu alcance, mais potencial tem para os investidores o verem. Mantenha os seus apoiantes informados sobre a causa, os esforços que está a fazer, como estão a fazer para que se aproxime do seu objectivo, quanto mais longe deseja ir. Embora não seja obrigado a recompensar os seus doadores, oferecer algo em troca do seu apoio faz com que a campanha seja mais bem sucedida. Mantenha as comunicações durante a campanha, e mesmo depois dela. Mas tenha em mente que deve equilibrar o conteúdo e a frequência da comunicação para garantir que a sua mensagem seja transmitida, sem a sobre-publicitar.
6. Pós-campanha: Após a campanha, não se esqueça de nenhuma das promessas que fez. Se cumprirem as vossas promessas, não só construirão credibilidade para quaisquer projectos futuros, como também evitarão desiludir os vossos doadores ou investidores. Além disso, sente-se com toda a equipa, introspecção, brainstorm, e tire conclusões sobre o que correu bem, e o que correu mal. Esteja certo de que as lições aprendidas valeram o esforço, mesmo que não tenha alcançado o seu objectivo, mas faça questão de notar e não repetir os erros quando voltar a fazer tal campanha no futuro.